FEPMVZ


PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

A FEPE  oferece diversos serviços nos segmentos de pesquisa e extensão que são suporte nas atividades realizadas pela Escola de Veterinária da UFMG. Com tal apoio, a Escola se destaca entre as outras instituições de ensino de veterinária, trazendo retorno significativo para a comunidade interna, assim como para a sociedade em geral.

A Fundação possui grande relevância no cenário nacional e internacional. Prova disso, é a editora  FEPE -Editora administrada pela entidade. Localizada na Escola de Veterinária, a  FEPE -Editora gerencia e edita diversas publicações e trabalhos de pesquisadores brasileiros e estrangeiros.

A editora também produz a Revista Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia (ABMVZ), de padrão B internacional, classificação meritória, cuja submissão de artigos tem aumentado de forma expressiva e crescente ao longo dos anos, passando de 235 trabalhos submetidos em 2000 para 962 no ano de 2012. Além da revista, são produzidos livros técnico-científicos, cadernos e mapas didáticos e os Cadernos Técnicos de Veterinária e Zootecnia, voltados para a educação continuada.

E não para por aí. A  FEPE  também é responsável pela celebração de convênios, contratos, acordos, ajustes e outras formas de estabelecer relações entre a UFMG e instituições de ensino, pesquisa e extensão, órgãos de fomento e de financiamento, entidades públicas e privadas, empresas e sociedade em geral. Tudo isso, visando o desenvolvimento de pesquisa, capacitação, ensino e extensão.

Outras atividades de grande importância para a formação acadêmica dos alunos executadas e divulgadas pela entidade, são a promoção de cursos, seminários, simpósios, congressos e outros eventos de capacitação, informação e difusão de conhecimentos científicos e culturais. O suporte operacional aos eventos também é um serviço prestado pela Fundação.

Além disso,  FEPE  gerencia a prestação de serviços nas áreas administrativa, contábil, financeira e alocação de recursos humanos e materiais, de infraestrutura, equipamentos e de consumo. Desse modo, a  FEPE  também administra, com competência, órgãos da Escola como a Fazendas Experimental Prof. Hélio Barbosa (Igarapé/MG), a Fazenda Modelo (Pedro Leopoldo/MG) e o Hospital Veterinário da UFMG.

O Hospital, principal complexo de laboratórios da Escola, abriga o maior número de aulas práticas do curso de Medicina Veterinária e oferece atendimentos externos relacionados principalmente às atividades ambulatoriais e hospitalares, com abrangência curativa e preventiva. A administração desse órgão pela Fundação é mais uma forma de apoio aos programas de ensino de graduação e pós-graduação e pesquisa da Escola de Veterinária e de outras entidades da UFMG.

A Fundação também é responsável pelo gerenciamento dos laboratórios dos Departamentos de Medicina Veterinária Preventiva, de Clínica e Cirurgia Veterinárias, de Tecnologia e Inspeção de Produtos de Origem Animal e de Zootecnia da Escola, através da prestação de serviços descrita pelo Estatuto que regi a entidade, revisado pelo Ministério Público e aprovado em junho 2011.