FEPMVZ


ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

A estrutura organizacional da FEPE permite estabelecer ampla interface com universidades, empresas e instituições públicas e particulares para oferecer completa assistência na assinatura e no gerenciamento de projetos e convênios de cooperação institucional.

Dessa forma, a entidade está organizada em dois conselhos e sete setores administrativos que estão sempre com foco na melhoria de seu atendimento e dos serviços prestados. O objetivo é a busca continua por implantar e consolidar ações administrativas que reflitam diretamente em seu desempenho.

Conselho Curador

O Conselho Curador, órgão máximo de deliberação da Fundação, é formado por 07 (sete) conselheiros, e dele participam: 04 (quatro) conselheiros titulares e seus suplentes designados pelo Conselho Universitário da UFMG; 02 (dois) Conselheiros titulares e seus suplentes eleitos pela Congregação da Escola de Veterinária da UFMG, escolhidos de lista tríplice apresentada pelo Diretor da Escola de Veterinária da UFMG e 01 (um) Conselheiro e seu suplente representante de entidades científicas, empresariais ou profissionais sem vínculo com a UFMG, de livre indicação do Diretor da EV-UFMG.

Cabe ao Conselho Curador apreciar as prestações de contas da Fundação, aprovar as alterações estatutárias e outros atos normativos propostos pelo Conselho Diretor.

Conselho Diretor

O Conselho Diretor, órgão máximo de administração da Fundação, é composto pelo Diretor e Vice-Diretor da Escola de Veterinária da UFMG e por mais 4 (quatro) membros integrantes do corpo docente da Escola de Veterinária da UFMG, são eles:

• Representante da área de Medicina Veterinária Preventiva ;
• Representante da área de Zootecnia;

•Representante da área de Clínica e Cirurgia Veterinária;

•Representante da área de Tecnologia e Inspeção de Produtos de Origem Animal. Compete ao Conselho Diretor, dentre outras funções, elaborar e propor alterações no Estatuto e no Regimento Interno da Fundação; realizar convênios, acordos, ajustes e contratos; e elaborar e submeter à apreciação do Conselho Curador o Relatório de Gestão e a Prestação de Contas da Fundação.

Conselho Fiscal

O Conselho Fiscal é um órgão de fiscalização e controle interno e é formado por 03 (três) integrantes e seus respectivos suplentes, eleitos pelo Conselho Curador, com mandato de 04 anos, permitida uma reeleição.

Setores Administrativos

De forma a desenvolver um atendimento mais adequado e específico, o organograma da FEPMVZ compreende os seguintes setores: Gerência Administrativa e Financeira, Setor Financeiro, Setor de Compras e Patrimônio, Setor de Projetos, Assessoria de Comunicação, Assessoria Jurídica e Assessoria Contábil.

Gerência Administrativa e Financeira

Responsável por executar e coordenar os processos administrativos, financeiros e contábeis, participar ativamente na implementação das decisões do Conselho Diretor. Atua diretamente junto aos demais setores administrativos, respondendo pelo desenvolvimento, capacitação e integração das equipes de trabalho nas diversas áreas.

Setor Financeiro

Executa os processos financeiros no tocante a contas a pagar e a receber, desenvolvendo atividades de tesouraria, pagamento a fornecedores e clientes e faturamento de serviços executados com emissão de boletos e notas fiscais de serviços prestados pela FEPMVZ por meio de convênios e contratos de parceria com empresas e instituições.

Setor de Projetos

Responsável por toda a tramitação de documentos referentes aos convênios governamentais oriundos de agências de fomentos e projetos de extensão e de pesquisa vinculados a instituições públicas e privadas. Efetua controle e prestação de contas parcial e final junto aos órgãos financiadores.

Setor de Compras e Patrimônio

Com o objetivo de facilitar e agilizar os trâmites de compras e importações, compete ao setor negociar com fornecedores a fim de assegurar a aquisição de produtos, materiais, equipamentos e serviços solicitados pelos coordenadores de convênios e projetos firmados pela FEPMVZ, os quais, para utilização, exigem licitação, contratação e controle nos termos das leis Nº 8.666/93 e 10.520/02, dentro das especificações e dos padrões estabelecidos de qualidade, preço e condições de fornecimento.
O setor também é responsável pelo planejamento, normatização e coordenação do tombamento de bens duráveis móveis e imóveis adquiridos pela FEPMVZ e auxilia na execução e na orientação desde a aquisição, localização, tombamento e emissão de contratos de doação visando a incorporação de bens ao Patrimônio da EV-UFMG.

Assessoria de Comunicação

Responde pela comunicação interna e externa da Escola de Veterinária da UFMG e da FEPMVZ, produção de reportagens, edição de notícias e informativos. Realiza o atendimento à imprensa, provê informações para a página da internet, planeja e executa a divulgação das atividades gerenciadas e apoiadas pela Escola de Veterinária da UFMG e FEPMVZ.

Assessoria Jurídica

Dá suporte à FEPMVZ na análise de instrumentos legais, bem como na prática de atos estatutários e na análise de assuntos que possam implicar obrigações para a Fundação. É também responsável pelos processos de licitação em todas as suas fases, emitindo pareceres e orientações referentes à legislação.

Assessoria Contábil

Audita os gastos, elabora livro diário, balancetes mensais, balanços anuais e demonstrativos de resultados e emite relatórios financeiros. Analisa, classifica e lança documentação contábil, efetua cadastro de depreciação do ativo imobilizado, orienta usuários internos e externos sobre questões tributárias e fiscais em geral e sobre a emissão de notas fiscais e faturamentos.